Notícias
Corpo de Bombeiros inaugura a 1ª Companhia Independente de Poços de Caldas

Unidade é responsável por 59 municípios do Sul de Minas Gerais, atendendo a cerca de 1,1 milhão de habitantes

01b

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ampliou a presença no interior de Minas Gerais, colocando em execução mais uma iniciativa do Plano de Comando 2015/2026. A Companhia de Poços de Caldas, existente desde 1975, foi elevada a Companhia Independente na última segunda-feira (20/6), o que significa maior autonomia administrativa, aumento de militares e recursos e, consequentemente, melhorias no atendimento.

A cerimônia contou com autoridades que, após a cerimônia oficial, puderam conferir as obras resultantes do esforço conjunto do Governo de Minas Gerais, e Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, com investimentos de R$ 170 mil.

A unidade foi ampliada com a construção de um segundo pavimento e com as seções administrativas, alojamento de oficiais e três banheiros, além de uma reforma geral em todo o prédio.

O efetivo da Companhia Independente passou de 40 para 68 militares. Quanto às viaturas, são quatro Unidades de Resgate, duas viaturas para salvamentos leves, três viaturas de combate a incêndio e uma usada tanto para salvamentos quanto combate a incêndios.

O comandante da 1ª Cia. Independente, major Edirlei Viana da Silva, comemora a melhoria da estrutura e ampliação do número de bombeiros que vão atuar na segurança dos cidadãos. “Essa é uma ampliação que oferece condições favoráveis de trabalho para todos os bombeiros. Hoje somos uma unidade de execução operacional apta a receber e gerir seus próprios recursos, sem depender de outra unidade”, celebra.

“Este investimento realizado na melhoria das instalações do Corpo de Bombeiros em Poços de Caldas traz como consequência um efetivo maior e mais segurança para toda a cidade. É cuidado com a população, que pode contar com um serviço cada dia melhor, especialmente nas situações mais complexas, que demandam a atuação dos bombeiros”

Eloísio do Carmo Lourenço, prefeito de Poços de Caldas

A Companhia Independente é responsável pelas outras Companhias de Bombeiros instaladas em Poços de Caldas, Passos e Alfenas e também pelos pelotões nestas mesmas cidades, além de São Sebastião do Paraíso, Piumhi e Guaxupé.

Passa, agora, a ser responsável por 59 municípios do Sul de Minas Gerais, atendendo a cerca de 1,1 milhão de habitantes, com uma maior extensão territorial sob sua responsabilidade.

Além da Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, Poços de Caldas também passou a contar com o 6º Comando Operacional de Bombeiros (COB), comandado pelo coronel Ernande Brandão David. “Essa é uma conquista que nós buscamos há 20 anos e, hoje, graças a todo apoio, estamos podendo concretizar”, ressalta o coronel Ernande.

Plano de comando

A inauguração de mais uma unidade do Corpo de Bombeiros é uma das ações previstas no Plano de Comando 2015/2026, que tem o objetivo de expandir o atendimento no estado.

Nessa linha de trabalho, a corporação já implantou, só neste ano, pelotões em Leopoldina, na Zona da Mata, e Caratinga, no Rio Doce. Também foram instalados Comandos Operacionais nas cidades de Governador Valadares, Montes Claros e Poços de Caldas.

A previsão é de que, até 2026, o Corpo de Bombeiros esteja instalado em 124 municípios. Essa meta aproxima Minas Gerais da média nacional relacionada à presença da corporação em municípios por unidade da Federação.

 

Agencia Minas

Comentar

* campos obrigatórios