Notícias
Paisagens que transformam – Seminário e mostra fotográfica abrem debates sobre a tragédia em Mariana na Semana Nacional de Museu

Quase seis meses depois da maior tragédia ambiental com barragens ocorrida no mundo, a tragédia em Mariana será a pauta de um seminário e de uma mostra fotográfica organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar. O evento Paisagens que Transformam integra a Semana Nacional de Museus e vai reunir, pela primeira vez em Belo Horizonte, bombeiros, especialistas da área de segurança e outros agentes envolvidos nas operações para debater a atuação dos órgãos e as implicações sociais e políticas da tragédia.

O seminário que é aberto à população reunirá todos os órgãos que deram a primeira resposta ao desastre como Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil, Ministério Público, dentre outros. Haverá também, um segundo momento, que abordará a reconstrução após o desastre, com representantes do direito ambiental, psicologia e moradores da região de Mariana que foram afetados pelo rompimento. e psicologia.

Mostra Fotográfica

A exposição fotográfica retratará a percepção dos bombeiros e policiais que estiveram nas operações e, também, o antes e depois dos ambientes afetados pela lama, mostrando a transformação da paisagem. A sala da exposição estará ambientada cenograficamente com objetos que remetem ao desastre em Mariana.

O Museu dos Militares Mineiros (MMM) é dedicado à memória da atuação dos Bombeiros e Policiais do estado. A Semana de Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) traz como tema, em sua 14ª edição, Museus e Paisagens Culturais. A temática reforça o caráter sociocultural dos museus e propõe que estas instituições abram seus horizontes para seus ambientes externos, enfatizando a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do Brasil.

Paisagens que Transformam – O Corpo de Bombeiros Militar e o rompimento da barragem em Mariana

Seminário:

17 e 18 de maio – Teatro do Izabela Hendrix – Rua da Bahia, 2020, Lourdes/Belo Horizonte

Mostra Fotográfica:

– 16 de maio a 17 de junho – Museu dos Militares Mineiros – Rua Aimorés, 698 – Funcionários

Acesse o site para saber a programação e fazer sua inscrição:www.bombeiros.mg.gov.br

Cartaz programação Baixa Blog (3)

Comentar

* campos obrigatórios