Notícias
Prefeitura cede terreno para a construção de batalhão da PM em Venda Nova

01a

A Prefeitura de Belo Horizonte formalizou, nesta sexta-feira, dia 13, a cessão de uso de uma área de 12 mil metros quadrados, pertencente ao Município, para a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O terreno, localizado dentro dos limites do Parque Telê Santana na Rua Comendador Artur Viana, esquina com Rua Professor Carlos de Campos, bairro Sinimbu, em Venda Nova, será utilizado para a instalação da sede do 49º Batalhão da PMMG.

O evento contou com a presença do Prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, dos Coronéis da Polícia Militar Marco Antônio Bicalho, Chefe do Estado Maior da PMMG e Cícero Leonardo da Cunha, Comandante de Policiamento da Capital da PMMG; Cláudio Sampaio, Secretário Regional Municipal Venda Nova, Leonardo Barros, Secretário Adjunto da Regional Venda Nova, vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Joana Darc Anunciação, Presidente do Conselho de Segurança Pública (Consep) de Venda Nova, Sérgio Calixto Fernandes, Presidente do Consep Rio Branco e Wagner Dias Coelho, Presidente do Consep Pampulha, além de populares e lideranças de Venda Nova.

O termo de cessão foi assinado pelo prefeito Márcio Lacerda e pelo Coronel Marco Antônio Bicalho, prevendo o uso do terreno pela PMMG pelo prazo de 30 anos, contados a partir da assinatura, sendo prorrogável, se houver interesse das partes. O Secretário Regional Cláudio Sampaio falou que se sente um privilegiado em participar da cerimônia de assinatura da cessão do terreno em questão para a Polícia Militar e ressaltou a parceria da PBH com a PMMG. O Coronel Marco Antônio Bicalho falou da necessidade de aumento da capilaridade da instituição que busca sempre estar aberta e mais próxima da comunidade.

Segundo Marcio Lacerda, a parceria da Prefeitura com a Polícia Militar contribui para a qualidade dos serviços prestados à população. “Esta cessão de uso reafirma o compromisso do Município com a sociedade. Junto com a PM, atuamos com responsabilidade em favor da cidadania”, disse. Nilmara Correia Vidotti, integrante do Consep 15, onde está localizada a área, encara o fato como uma conquista. “Essa conquista é da comunidade, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Estado de Minas Gerais, por meio da Polícia Militar. A comunidade lutou por cinco anos para a consolidação deste projeto, que atenderá vários bairros da região”, confirmou.

De acordo com o documento, o projeto de construção da unidade policial deverá incluir a abertura de uma via de acesso e a implantação de área paisagística. A PMMG poderá ceder parte do espaço que irá ocupar para a instalação de um posto de operação avançado do Corpo de Bombeiros, e deverá firmar convênio com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para garantir as condições de uso e proteção do campo de futebol e suas estruturas de apoio.

49º Batalhão
O 49º Batalhão da PMMG – Batalhão Venda Nova foi criado em 2009. Sua sede provisória fica na Avenida Érico Veríssimo, 561, no bairro São João Batista. A unidade, responsável pelo policiamento de grande parte das regiões Norte e Venda Nova, conta com o efetivo de cerca de 550 policiais e uma frota de aproximadamente 110 viaturas. O Batalhão presta serviços a quase 450 mil habitantes e a uma população flutuante de 200 mil pessoas.
De acordo com o coronel Marco Antônio Bicalho, a futura sede estará instalada no centro geográfico da região do 49º Batalhão, o que facilitará o acesso da sociedade aos serviços prestados pela instituição. “Estamos felizes por melhorar a qualidade de nossos serviços e estar mais acessíveis. E, se o fazemos por meio de uma parceria com o poder público municipal, ficamos ainda mais agradecidos”, ressaltou.

 

Assessoria de Comunicação com PBH

Comentar

* campos obrigatórios