Notícias
Corpo de Bombeiros realiza simulado na abertura da Semana Nacional de Trânsito

O Corpo de Bombeiros Militar atendeu, no primeiro semestre deste ano, mais de 18 mil ocorrências de acidentes de trânsito, em todo o Estado, uma média de 100 chamados por dia. Pensando na prevenção destes acidentes, os bombeiros estão participando da Semana Nacional de Trânsito, no Campus Saúde da UFMG, em Belo Horizonte, hoje (17/09).

Os bombeiros do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD) estão realizando simulados para demonstrar os procedimentos de salvamentos de vítimas presas às ferragens de um automóvel. A abertura da Semana Nacional de Trânsito foi hoje (17/09), no Campus Saúde da UFMG, em Belo Horizonte. Mais de 250 pessoas estão participando agora do evento. Amanhã (18/09) e terça-feira (22/09), os bombeiros irão realizar mais dois simulados. Também, há um estande montando durante todo o evento com a exposição de materiais utilizados pelos bombeiros no atendimento a diversas ocorrências. A entrada é aberta ao público.

Com o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito em parceria com instituições municipais, estaduais, federais e das áreas de saúde, educação, fiscalização e segurança pública além de empresas privadas, realizam nos dias 17, 18, 21 e 22 de setembro diversas ações como simulações de resgate a vítimas, intervenções de arte-educação, cinema rodoviário, exposições de carros batidos, oficinas pedagógicas, apresentações musicais, terminais de atendimento para consultas sobre veículos e motoristas, jogos e distribuição de materiais educativos, entre outros.

O objetivo é incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, com a meta de reduzir cada vez mais o número de acidentes no trânsito que deixam sequelas e interrompem vidas.

DADOS ESTATÍSTICOS

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,12% de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Estado, em comparação com 2014, quando 1.080 pessoas morreram. O número total de acidentes de trânsito também teve uma redução de 6,7%, no primeiro semestre de 2015, resultado dos esforços dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. Mas os números ainda assustam, pois somente no primeiro semestre, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atendeu em média 100 ocorrências de trânsito em todo o estado.

Dados do Projeto Vida no Trânsito relatam que dos 143 mortos em acidentes de trânsito em Belo Horizonte, durante o 1º semestre de 2014, 58 eram pedestres, 55 motociclistas ou passageiros de moto, 20 ocupantes de automóveis, 5 condutores ou passageiros de ônibus/caminhão, 3 ciclistas e 2 de forma não identificada.

alt

Bombeiros realizam simulado de retira de vítima presa às ferragens

alt

Durante todo o evento o Corpo de Bombeiros realizará ações de prevenção visando a diminuição dos acidente de trânsito

Fonte: BMMG

Comentar

* campos obrigatórios