Notícias
Incêndio Florestal – Bombeiros realizam simulado no Parque Serra Verde

O Parque Estadual Serra Verde, próximo à Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, foi o cenário de um simulado de combate a incêndio florestal realizado pelo Corpo de Bombeiros na última quarta-feira (19/08). O simulado faz parte de um programa de treinamento desenvolvido pela corporação para o atendimento às ocorrências comuns neste período.

O treinamento envolveu 50 militares do 1º Comando Operacional de Bombeiros, 1º Batalhão (Afonso Pena), 2º Batalhão (Contagem), 3º Batalhão ( Antônio Carlos) e do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, além de brigadistas. A operação começou por volta das 5h da manhã, com o deslocamento dos militares até o Parque onde eles foram distribuídos em três grupos que realizaram ações de localização dos focos e combate ao incêndio. O treinamento durou cerca de seis horas, nos 142 hectares de vegetação do parque que é segundo maior da capital. O maior é o Parque das Mangabeiras na região Centro-Sul.

O objetivo da segunda versão do treinamento foi qualificar e reciclar os bombeiros, da área operacional e administrativa, para um atendimento com maior qualidade à população. Além do combate, os militares exercitaram também técnicas de Sistema de Comando de Operações (SCO), uma ferramenta usada durante grandes ocorrências e que prevê a otimização de recursos humanos e materiais, além da integração entre os órgãos envolvidos.

No dia 22 de julho, os militares do Corpo de Bombeiros combateram um incêndio no Parque Estadual Serra Verde. O fogo começou em uma área de vegetação próximo à Cidade Administrativa e destruiu 30 hectares de vegetação. Foi utilizado um efetivo de 23 pessoas, entre brigadistas e militares.

alt
Parque é o segundo maior de BH
alt
Sistema de Comando de Operações otimiza recursos durante a ocorrência

Comentar

* campos obrigatórios