Notícias
Uberaba – Especialistas em atividades com cães reúnem-se para discutir criação de doutrina nacional

Nesta semana, o Centro de Treinamento do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, será a sede do 1º Workshop Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. O encontro reúne, de 3 a 8 de agosto, bombeiros militares de Minas Gerais e de outros estados, além de profissionais do setor em busca da padronização da atividade no Brasil.

O encontro busca fomentar uma série de debates entre as instituições participantes, levantando as necessidades de cada estado, o que vai contribuir para a criação de um modelo nacional para a atividade de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC). Um dos debates terá como foco a busca da certificação estadual de cães, em consonância com a certificação nacional. O Workshop apresentará ainda experiências já empregadas por outros órgãos dentro e fora do país. Já confirmaram presença, dentre outros estados, Tocantins, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

No primeiro dia do workshop, às 14h, a comunidade poderá visitar as novas instalações do Grupo de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Canil), cujas obras de ampliação foram finalizadas este mês. O grupo é responsável pelo atendimento a diversas ocorrências que envolvem a atividade com cães, principalmente a busca e resgate de pessoas perdidas em matas.

Cinoterapia

A sede do Canil do 8º BBM começou a ser construída em 2008 e neste mesmo foi realizado o Curso de Captura com a cadela Rany, da raça labrador, primeiro animal adquirido pelo Batalhão. Em 2009, após a conclusão das obras, o labrador Lucky passou a compor o Grupo de Busca, Resgate e Salvamento com Cães sendo treinado para a atividade de cinoterapia, uma abordagem terapêutica usada por profissionais de saúde, com o auxílio de cães adestrados.

No ano seguinte, passaram a integrar o grupo os labradores Lord e Akyra. A cadela morreu em 2014, durante trabalho de busca no município de Comendador Gomes. Há quatro anos o Canil participa efetivamente de apresentação em eventos e trabalhos de cinoterapia, além de ser empregado em ocorrências de buscas pessoas desaparecidas em Uberaba e em outras regiões do estado.

Serviço: 1º Workshop Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães

Data: 3 a 7 de agosto de 2015

Local: Centro de Treinamento do 8º Batalhão de Bombeiros – Avenida Doutor Randolfo Borges Júnior, nº 2.800, Bairro Univerdecidade – Uberaba

alt

Encontro busca definir uma doutrina nacional para a atividade

altCães são treinados para encontrar pessoas perdidas em mata e outras ocorrências

 Fonte: BMMG

Comentar

* campos obrigatórios