Notícias
Belo Horizonte – Bombeiros participam de simulado contra atentado terrorista

Militares do Pelotão de Operações com Produtos Perigosos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (BEMAD) apoiaram um curso de desativação de bombas, realizado pelo Grupo de Ações Táticas Especiais da PMMG (GATE), na última semana, de 2 a 6 de março.

Os bombeiros do BEMAD ministraram aos participantes noções da atuação do Corpo de Bombeiros frente às ocorrências envolvendo produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos. Dessa forma, as forças estarão preparadas e podem alinhar ações em possíveis ocorrências envolvendo bombas terroristas.

Ao final do curso foi realizado um simulado de uma ocorrência terrorista com o uso de bomba química, que contaminou reféns e militares do GATE. Os bombeiros entraram em ação fazendo o salvamento e a descontaminação das vítimas e dos militares.

Para a realização do simulado, os bombeiros utilizaram equipamentos de segurança individual Nível A e montaram a tenda de descontaminação, que consiste em um corredor de redução de contaminantes.

Estas ações, além de preparar os militares para as ocorrências diárias, já vislumbram as atuações conjuntas nas próximas Olimpíadas que ocorrerão ano que vem no Brasil.

As bombas terroristas, ou “Bombas Sujas”, são artefatos que podem ser utilizados em ações terroristas onde junto a um explosivo são colocados agentes químicos, biológicos ou radiológicos, com a finalidade de causar pânico e desestruturação da resposta das forças de segurança pública.

altBombeiros montam tenda de descontaminação
altBombeiros do BEMAD simulam atentado terrorista em curso realizado pelo GATE

 

Comentar

* campos obrigatórios