Notícias
Cadetes recebem Espadim no próximo dia 20

capaespadim2

No próximo dia 20 de março, os Cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) irão viver uma etapa especial em suas carreiras. Nesse dia, os futuros oficiais vão receber o Espadim Dom Pedro II, símbolo de seu ingresso no CFO. A cerimônia será no ginásio do Clube dos Oficiais, em Belo Horizonte.

O Espadim é recebido no primeiro ano do curso e devolvido no dia em que o Cadete é declarado Aspirante a Oficial, o que deverá acontecer em 2017. A cerimônia é coordenada pela Academia de Bombeiros Militar.

CFO

O CFO Bombeiro Militar tem duração de três anos, com carga horária de 4020 horas/aula. O curso está em processo de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação, para funcionar como graduação em Ciências Militares, Prevenção e Gestão de Catástrofes.

Durante o período de formação, os alunos estudam disciplinas específicas da atividade bombeiro militar como salvamento em altura e terrestre, combate a incêndios urbanos e florestais e segurança contra incêndio e pânico. Na grade curricular constam ainda outras matérias como gestão estratégica, financeira e orçamentária, além de chefia e liderança e comando militar que vão preparar o futuro oficial para a tomada de decisões nos diversos ramos de atuação.

Em 2016, mais 30 oficiais ingressarão na corporação, oriundos de um concurso que já está em andamento e cujas inscrições terminaram no dia 19 de fevereiro. A corporação conta hoje, com cerca de 520 oficiais, dentro do efetivo de 6,3 mil integrantes.

Fonte: BMMG

Comentar

* campos obrigatórios