Notícias
Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD) completa 100 dias de operação e já realizou 384 atendimentos

O crescimento do número de desastres, o aumento do número ocorrências relacionadas ao meio ambiente e a grande vastidão do território mineiro, ocasionaram a criação de um batalhão específico que atendesse essas novas demandas em qualquer parte do estado. Com esse intuito, foi criado o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), que no dia 5 de março, completou seu centésimo dia de operação.

Trabalhando com viaturas e equipamentos especiais e investindo diariamente na capacitação das equipes, o BEMAD contribui para a melhora qualitativa da resposta do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias, nas emergências decorrentes de desastres de causa naturais (especialmente aqueles relacionados às instabilidades atmosféricas severas) ou causados pelo homem, em especial nas regiões de considerável densidade demográfica.

Tendo como base a disciplina, o treinamento e qualidade, o batalhão já atendeu 384 ocorrências nesses cem dias iniciais de atuação, prestando apoio às unidades ou atuando em situações em que se faz necessário a capacitação específica.

O Batalhão está estruturado com Comando, Seções Administrativas, Pelotão de Combate a Incêndios Florestais (PCIF), Pelotão de Operações com Produtos Perigosos (PoProP), Pelotão de Busca e Salvamento (PBS) e Pelotão de Busca e Salvamento com Cães(PBsC). O BMAD está sob o comando do Major BM Sérgio José Ferreira.

Destaca-se nas atuações do BEMAD, o uso de EPI diferenciados, na cor amarela para o PCIF, alaranjado para o PBS e PBuSCa e roupões de proteção azuis para o POProP. Este aspecto favorece a localização das equipes em áreas rurais e em cenários de destruição.

alt
Militares do BEMAD atendem de forma mais especializada às ocorrências
alt
Bombeiros especializados em ocorrências com produtos perigosos integram a equipe do BEMAD

 

Fonte: BMMG

Comentar

* campos obrigatórios